Qual a justiça competente para o julgamento de crimes ambientais?




Não existe uma norma estabelecendo qual a justiça competente para julgar ações penais ambientais. 

Conforme o art. 23, incisos VI e VII, da Constituição Federal da República, é competência comum da União, Estados, Distrito Federal e dos Municípios, proteger o meio ambiente, combater a poluição em qualquer das suas formas, preservar as florestas, a fauna e a flora.

Assim, se o crime atingir interesse direto e especifico da União, das suas autarquias ou de alguma de suas empresas públicas, a competência para julgamento da ação penal será da Justiça Federal. 

Por outro lado, se o crime atingir apenas indiretamente, ou genericamente, interesse da União, das suas autarquias ou empresas públicas, a competência para julgamento da ação será da Justiça Estadual.  

No que se refere aos crimes contra a fauna, diante do cancelamento da Súmula 91, do STJ - a qual afirmava a competência da Justiça Federal -  a Justiça dos Estados fica, a princípio, encarregada do julgamento destes feitos - exceto nos casos em que o crime atingir diretamente interesse da União.

Por fim, quanto às contravenções penais (crime-anão), mesmo na existência de interesse direto da União, via de regra, a competência para julgamento será da Justiça Estadual. Isto, por conta do disposto no art. 109, IV, da Constituição, o qual excluí da Justiça Especializada o julgamento de  contravenções penais praticadas mesmo em desfavor de interesses diretos da União.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação em Florianópolis

Para onde uma cidade deve crescer - artigo Ecodebate